O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A turma do 2º ano/2009

Caderno de registros espontâneos

Os registros estão acontecendo...

A aluna Júlia escreveu cartãozinhos com mensagens para professores, diretora e supervisoras da escola:



A aluna Gabrielle encontrou no dicionário a palavra e o significado de professora e registrou no caderno.

O aluno Gustavo tem relatado suas atividades junto à família como festa de casamento, manhã na casa da vovó...

A aluna Cinara escreveu:

Os cuidados que devemos ter para não pegarmos a gripe suína.
Não fique arrastando as mãos nas paredes e no chão.
Quando não tiver sabão em casa ou na escola passe álcool em gel.
Vamos combater juntos a gripe suína.

O aluno Eduardo relatou como foi o seu feriado de 7 de setembro:
O último feriado
No feriado eu fui para a roça com a minha irmã Jaqueline.
Onde eu fui tinha bois, galinhas, piscina e rio.
Lá na roça teve festa.
Quando eu cheguei gostei muito porque nunca tinha ido na roça.

O aluno Juan Pablo de Oliveira a partir de uma cena escreveu um pequeno texto cheio de sentimentos...

"Pular corda"
A menina que tem uma corda está sozinha e chateada.
Apareceu um menino que também estava triste.
Os dois se conheceram rapidinho!
Todos os dias eles brincam e saem juntos.

A aluna Karina contou como foi o seu final de semana:

Nesses dias de sábado para domingo eu fui pra casa da minha mãe. Ela fez biscoito de polvilho e eu e minhas irmãs gostamos.
Karina também escreveu:
Meus pais gostaram do livro que eu fiz. Eles disseram que o livro está muito lindo!

Karina mostrou em sala de aula o seu caderno para os colegas e eles registraram:

Karina, você está de parabéns.
Ariane

Karina, te amo do fundo do meu coração.
Júlia

Karina, sua letra está linda como você.
João

Ficou muito bonito.
Sua letra está bonita.
Marcela

A aluna Ariane escreveu sobre a sua amizade com a colega de sala :

Karina é uma menina brincalhona e tagarela.
Karina é uma menina muito engraçada.
Na hora que estou triste a Karina chega perto de mim e fala:
-Ariane, porque você está assim?
-Karina, eu não estou bem. Eu estou passando mal.
Karina fala:
-Venha, me dê a mão.
Depois de algum tempo eu me sinto bem.
Depois começamos a brincar de reloginho.
Vivemos felizes sempre.
Beijo,
Ariane.

E Karina respondeu:

Ariane, você é minha melhor amiga.
Eu gosto muito de você.
Karina.

Gustavo registrou o seu passeio:
No sábado eu fui ver o festival de marionetes.
Eu vi os bonecos gigantes e vi o teatro.
Eu gostei do passeio e voltei de metrô para casa.

Júlia e Cinara trocam bilhetes no caderno de registro:

Cinara,
Eu gosto de você, porque todos os dias você me liga e no telefone cantamos a música do Roberto Carlos.
Um beijo,
Júlia

Júlia, Você é minha melhor amiga.
E sempre será.
Um beijo de sua melhor amiga,
Cinara


Hora da história



A turma está conhecendo as histórias da autora Regina Coeli Rennó (Livros cedidos por Grace Santos, mãe do aluno Matheus):

Gato de papel
História de amor
Lápis de cor
Coração que bate, sente (Regina Otero e Regina Rennó)
Bem me quero Bem me querem
Vítor virtual
Doce água doce

Comentários sobre o livro Gato de papel:

Eu nunca vi um livro sem texto na minha vida! Esse livro é genial!
Gabrielle
Eu gostei do livro porque mesmo sem texto ele é bom.
Gustavo

O trabalho da Regina, nestes dois exemplares (Gato de papel e História de amor), usa imagens sem texto para deixar que cada criança use sua criatividade para construir a história.
Grace Santos


Criação coletiva de texto:



O gato de papel

Era uma vez um gato de papel.
O menino Leonardo desenhou um gato no papel.
Naquele mesmo dia o gato saiu do papel e foi para a rua.
Ele passou por muitos perigos até chegar em um rio.
Um pescador pegou o gato e levou-o para a sua casa.
Agora ele está feliz!



Uma história de amor

Era uma vez... um casal feliz.
Viviam momentos alegres.
Um dia... Apareceu uma outra pessoa que separaram os dois.
Rosa ficou triste em sua casa pensando em seu amor até cansar!
Desistiu de esperar e foi embora.
Naquele mesmo dia...
O seu amor voltou!
Mas, encontrou a casa abandonada.
Não teve um final feliz!...


Comentário do livro "Lápis de cor" de Regina Rennó. Editora do Brasil:

Eu gostei da história porque a menina só com doze lápis consegue desenhar várias coisas bonitas.
Eduardo

Comentários do livro "Coração que bate, sente", Regina Otero/Regina Rennó. Ed. do Brasil.



Eu achei interessante a nossa atividade sobre os sentimentos e também achei interessante a parte de história que a menina estava saindo com as suas amigas de bicicleta.
Pedro

Eu gostei porque Juliana se curou e ainda anda de bicicleta.
Ludimilla

A turma está realizando as atividades propostas no livro "Coração que bate, sente",

O que você sentiu quando quis falar alguma coisa pra alguém e não foi ouvido?

Eu fiquei triste quando eu fui ler um texto para meus colegas e els não quiseram ouvir.
Eu não gosto quando eu estou lendo e as pessoas falam.
João

As coisas que seu coração mais fala...

Sinto que o meu coração fala quando eu estou alegre.
Ana Clara
Sinto o amor de mãe.
Gustavo
Meu coração fala que minha mãe me ama.
Marcelo

Escreva um bilhete para alguém muito importante para você e fale dos seus sentimentos...

Pai, você é uma pessoa muito importante na minha vida.
Pai, você sabe dos meus sentimentos e não fala mau de mim.
Pedro Lucas

Professora Joyce, você é muito especial para mim. Porque você é muito legal e muito bonita.
E você, me acha legal?
Juan Pablo de Oliveira

Um bilhete de aniversário...

Joyce,
Eu gosto muito de você.
Você ensina à vinte e três alunos! Você é o máximo! Eu não conseguiria!
Te desejo na sua vida inteira, em todos os anos, feliz aniversário!
Gabrielle

Bruna,
Você é a única amiga com quem eu posso falar sobre meus sentimentos.
Eu fico triste quando alguém não gosta de mim.
Beijo,
Rebeca Cristina

Luís Paulo,
Que dia você vai vir aqui?
Larga de Itabira e vem pra cá.
Já estou com saudades.
Um abraço,
Gustavo


Teatro no parque

Após o passeio os alunos estão realizando várias atividades. Leiam as frases que criaram falando sobre o Parque Municipal:

Eu achei a natureza ótima!(Gabriel)

Eu gostei porque o Parque Municipal tem crianças, árvores, bancos e bom ar para respirar. (Ariane)

Eu gostei de ver os gatos. (Gustavo)

No Parque Municipal eu gostei do ar puro e da água. (Júlia)


Foi feita a pergunta: O que você diria ao seu colega que não foi?

É, meu amigo, você perdeu o teatro, foi muito bom!(Júlia)
Esse teatro foi genial! (Núbia)
Eu falaria para o meu colega que o teatro foi muito bom! (Juan Pablo de Oliveira)
Amigo, você sabia que o teatro foi muito legal? (Ana Clara)
Nossa! Você perdeu, foi muito legal! (Cinara)
Marcela, você perdeu o teatro. Foi muito interessante! (Karina)
Você não sabe o que perdeu! (Gustavo)
Você poderia ter ido, foi muito legal! (Gabrielle)

7 comentários:

  1. Ei Joyce! Que turma pra lá de animada! Também com uma prof assim, só poderia render muita qualidade. Parabéns aos alunos pelos registros, verdadeiros escritores.
    Genial seu trabalho com eles.

    Bjus...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber que as amigas blogueiras Lenira, Deolina, Claudiane e Vanda estão nos acompanhando. Afinal a ideia partiu delas. Realmente a turma está se animando a escrever espontâneamente. É muito gostoso quando elas chegam e colocam em minha mesa o caderno para que eu veja o que escreveram. Eu comento e posto aqui para motivar os que estão registrando e para aqueles que ainda não se animaram. Obrigada, amigas! Abraço, Joyce.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! A cada dia fico mais surpresa com esta turma. Quando vejo trabalhos como estes, sinto que meu amor pela educação não morrerá nunca.
    Vocês, alunos e professora são 10.

    ResponderExcluir
  4. É muito bom receber a visita da nossa diretora Malu e sentir que ela está satisfeita com o trabalho realizado. Obrigada! Joyce.

    ResponderExcluir
  5. Joyce, é de profissionais como você que o Brasil precisa, parabéns pelo seu trabalho e dedicação.
    Fique com Deus,
    Dorinha.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo trabalho, mas, é importante salientar que nem todos as turmas são desta maneira, na escola em que eu leciono as coisas não são tão simples tenho alunos com pais drogados, presidiários, traficantes, soropositivos, e por ai vai, crianças com sérios problemas emocionais que surtam e agridem os colegas, nem todos as turmas são o sonho cor de rosa que pintaste.

    ResponderExcluir
  7. Querida colega de profissão! Agradeço a visita e o seu comentário. Sei que nem todas as crianças tem a sorte de ter um lar feliz e nem toda a professora tem a sorte de ter uma turma tranquila. Os problemas que você citou, realmente não se encontram nesta turma, mas, porém tem outros... Acredito que você pode sim fazer um belo trabalho com a sua turma, mesmo com todas as dificuldades que apresentam, sempre tem um caminho quando queremos encontrá-lo. Você estar com estes alunos não é por acaso. Com certeza você ainda vai retornar aqui e me contar os avanços que conseguiu. Boa sorte! Joyce Pianchão

    ResponderExcluir